Com objetivo de aperfeiçoar o fornecimento de energia elétrica do serviço público, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) abriu em junho, a Consulta Pública nº 15/2019 e posteriormente, o diretor geral da Agência, André Pepitone, participou de palestras complementares sobre eficiência e segurança energética no Rio de Janeiro e na Bolívia.

Com o intuito de discutir sobre operação e manutenção no setor elétrico, os eventos mostram que há um debate amplo em torno desse assunto, visando seguir o conceito de Smart Lighting para apresentar alternativas economicamente viáveis aliadas às tecnologias inteligentes no segmento de Iluminação Pública (IP).

Se tratando de eficiência, os modelos apresentados são de 40% a 60% melhores em termos de energia, se comparados às instaladas atualmente no parque brasileiro. Isso é possível por causa da tecnologia LED (Light Emitter Diode, em tradução livre: diodo emissor de luz) que além de permitir uma maior luminosidade e durabilidade, é um ativo mais econômico que as lâmpadas fluorescentes e incandescentes.

Desenvolvimento com apoio da tecnologia GIS

A Aneel tem buscado alternativas e ferramentas de inovação para contribuir na melhora da gestão dos ativos da rede elétrica, mas para que estas novidades se consolidem é necessário um suporte adequado a este desenvolvimento.  Assim, a tecnologia GIS da Agiltec se torna um aliado indispensável no controle inteligente e no mapeamento geográfico de toda extensão da rede perante esses avanços tecnológicos, já que a tecnologia opera de forma ágil e objetiva na prevenção de ativos, por meio de dados coletados que facilitam a manutenção de toda superfície terrestre da área de concessão.

A plataforma é uma excelente solução para os problemas de tráfego e mobilidade urbana, pois permite que qualquer dado seja analisado e processado com segurança.

As práticas e instrumentos regulatórios se adequam aos anseios de quem busca eficiência no consumo e sente a necessidade de melhorar infraestrutura e segurança da rede de levantamento de IP.  Essa gestão tem potencial inovador e proporciona grande volume de informação, chamando atenção como novo modelo de gestão, uma vez que, em conjunto a tecnologia GIS, é possível obter um serviço de energia elétrica mais econômico, sustentável e monitorado, proporcionando ao setor elétrico maior infraestrutura a partir do grande volume de informações integradas.

Desta forma, as chamadas Cidades Inteligentes ou Smart Cities têm se interessado pelo novo modelo de gestão de IP, pois é visto como um potencial único no mercado que passa maior subsídio e indicadores à área de concessão.

 

Agil MAPA

Para que a visualização e levantamento da rede de IP e dos circuitos da região sejam corretamente coletados e deem maior agilidade ao processo de mapeamento, a Agiltec conta com a solução Agil Mapa.

A ferramenta opera com um conjunto de aplicações integradas que permitem uma manutenção da base de ativos aprimorada e atualizada de toda rede por meio de quatro módulos:

 

  • Módulo Mapa (controle dos ativos)
  • Módulo View (visualização integrada)
  • Módulo ADM (controle dos dados de parâmetros do sistema)
  • Módulo Edit (altera base de dados e controla grandes fluxos de informação)

Trabalhe com a tecnologia ao seu favor. Tenha um fornecimento de energia elétrica estruturado e profissional com as soluções inteligentes da Agiltec. Quer saber mais sobre a tecnologia GIS e sobre como a Agil Mapa pode ajudar sua empresa? Fale com um dos nossos especialistas.