Recentemente, devido as implementações das Leis 13.203/2015 e 13.243/2016, foi estabelecido que programas e projetos de pesquisa e inovação tecnológica do setor de energia elétrica devem dar prioridade a resultados de aplicação prática, com foco na criação e no aperfeiçoamento de produtos, processos, metodologias e técnicas, ou seja,  o trabalho efetuado pela Agiltec a base de coleta de dados e análises espaciais ganha respaldo a nível regional e nacional no país.

A inovação e inserção de novas tecnologias na indústria é uma realidade, cada dia mais se fomenta o debate em torno desse tema que visa, entre outras coisas, melhorar o dia a dia do trabalho em qualquer ramo de atuação, seja do setor de alimentos e bebidas, têxtil, farmacêutico ou do setor de energia elétrica, que onde a Agiltec é uma referência de mercado.

E neste âmbito, o órgão responsável por investir e realizar pesquisas no Brasil é a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com objetivo de buscar soluções inteligentes regulamentadas no mercado, que permitam a segurança em suas transações e expandam o mercado livre de energia no território nacional.

Com mais de cinco mil projetos e com investimentos que chegaram em 6,5 bilhões nos últimos 20 anos, o Programa de P&D da Aneel tem desenvolvido medidas com maior potencial tecnológico que unam os esforços de empresas de energia elétrica, instituições de pesquisas e fabricantes de equipamentos para o setor.

Uma dessas medidas foi estabelecida na resolução n°271 de 19/07/2000 para aprimorar os indicadores de monitoramento. E de acordo com a resolução, a Agiltec, utilizando dos recursos da engenharia geográfica, desenvolveu uma ferramenta complementar que pode beneficiar a manutenção da distribuição de energia pública e privada.

Desta forma, a Agiltec visualiza este programa como uma oportunidade de levar ao mercado o sistema de engenharia GIS  para potencializar a assertividade nas tomadas de decisão, uma vez que a análise dos dados ocorre de maneira integrada ao  equipamento Mobile, permitindo uma visualização georreferenciada que facilite a execução de projetos importantes.

A Agiltec, assim como ANEEL, acredita que a incorporação de novos instrumentos fomentadores de inovação no setor elétrico contribuí com o futuro do setor e toda sociedade que passa a usufruir de um serviço mais qualificado e moderno.

O que é GIS?

O Sistema de Informação Geográfica (SIG ou Geographic Information System – GIS) é projetado para capturar, armazenar, verificar, manipular, integrar e apresentar todos os tipos de dados relacionados às posições na superfície terrestre, ou seja, dados geográficos. Quando combinado com softwares, ferramentas geoespaciais e métodos de coleta de dados, ele permite realizar análises espaciais, gerenciar grandes bases de dados e exibir informações em mapas e dashboards.

O GIS permite que qualquer tipo de dado seja aproveitado, analisado e processado. Assim, ele pode ser utilizado em diversos setores, como: energia elétrica, telefonia, saneamento, logística, saúde, meio ambiente, dentre outras. Escolher as melhores regiões para a agricultura, ter respostas rápidas para problemas de tráfego e mobilidade urbana, traçar linhas de energia e planejar rotas de logística mais eficientes são apenas algumas das suas aplicações.

Como ele faz isso?

Somando a inteligência espacial e geográfica ao potencial de capacidade analítica das empresas. O GIS auxilia no agrupamento, análise e, mais do que isso, na transformação de dados em conhecimento e estratégias que permitem às empresas atuar com mais inteligência competitiva.

Conte com um serviço de referência na engenharia de mapeamento regulamentado e confiável a sua empresa. A Agiltec oferece o melhor direcionamento a você. Quer saber mais sobre tecnologia GIS? Fale com um dos nossos especialistas.