Marcos regulatórios, órgãos fiscalizadores, mudanças na legislação, ajustes nas políticas setoriais e revisões tarifárias. Estas são algumas características inerentes à atuação de empresas de energia, gás, água e telecom. Independentemente do setor, uma coisa é certa: quanto melhor as empresas forem no gerenciamento de seus ativos e essenciais para suprir o fornecimento de seu serviço, maiores serão suas vantagens competitivas no mercado.

Quer entender como se dá a relação entre ativos e performance? Continue a leitura que vamos explicar com mais detalhe.

Ativos no Setor de Energia

Em uma empresa do setor elétrico, por exemplo, os ativos compõem a base para o cálculo da tarifa. Isso significa que postes, cabos e transformadores, além de serem necessários para o fornecimento de um serviço de qualidade à população, são essenciais para comprovar, junto à agência reguladora (ANEEL), a necessidade de revisão tarifária.

Investimentos da distribuidora em seus ativos servem como base para que a ANEEL aprove um aumento de tarifa. Porém, se a empresa não tiver em dia com o controle dos ativos, pode não conseguir obter a correção almejada durante auditoria e, consequentemente, perder dinheiro no processo de revisão tarifária.

O que é gestão de ativos?

Fazer a gestão de ativos significa atuar com todo o ciclo de vida dos ativos, de forma a otimizar sua manutenção. Começa na criação de demanda pelo ativo, planejamento, passa pela aquisição (ou criação do ativo, se for virtual), operação, manutenção e descarte – quando não estão mais desempenhando como o esperado. O processo de gestão é complexo e envolve todos os públicos que lidam com aquele ativo – pessoas internas, terceirizadas e fiscais – para que haja o devido controle e o registro minucioso dos detalhes e valores que compõem aquele ativo.

A tecnologia é uma grande aliada neste processo de cadastro e gestão de ativos. Cada vez mais, empresas estão adotando sistemas para otimizar, integrar e melhor controlar seus dados e processos. Ferramentas de cadastro de ativos com base em Sistema de Informação Geográfica (SIG ou Geographic Information System – GIS) são uma opção para reunir informações e fotos de ativos em um banco de dados, possibilitando a extração de relatórios de maneira prática. Outra possibilidade é sistematizar diferentes aplicações da empresa para operarem de forma integrada, apoiando as atividades de manutenção da base de ativos e viabilizando uma visão rápida e atualizada de toda rede. Com isso, gestores podem controlar, em tempo real, as atividades de projeto, construção e manutenção de redes de distribuição. 

Benefícios da Gestão de Ativos

Como benefícios de uma boa gestão de ativos, observa-se:

  • Maior geração de valor para a empresa, com o aumento da disponibilidade e confiabilidade do ativo;
  • Mais eficiência de performance dos ativos, independente do ramo ou setor em que ele está instalado;
  • Melhor gestão e desempenho financeiros, com redução de custos de manutenção;
  • Tarifa acordada junto à agência reguladora sempre representará os investimentos feitos;
  • Subsídio para tomada de decisão de momento ideal para investimentos em ativos;
  • Redução de falhas e mais segurança às pessoas da operação e aos processos da empresa.

Riscos de não fazer a gestão

Além de não contar com os benefícios citados acima, há alguns riscos quando a empresa opta por não dedicar à gestão de ativos a atenção que ela merece.

  • Obras não contabilizadas e perdas de materiais;
  • Falta de clareza em relação à localização dos ativos em campo;
  • Não ter o devido reconhecimento de ativos pelo órgão fiscalizador durante auditorias de fiscalização de ativos;
  • Déficit de energia elétrica e problemas com o fornecimento do serviço.

Contar com um processo estruturado e moderno de gestão de ativos é altamente estratégico e indispensável para as organizações. Significa um comprometimento com a melhoria contínua e impacta diretamente na geração de valor, melhores resultados financeiros e na reputação da empresa no mercado.

De que forma sua distribuidora está cuidando da gestão de ativos? Você pode contar a parceria e a expertise de anos da Agiltec para estruturar um processo mais ágil e efetivo, com amplo suporte de registros fotográficos e dados de georreferenciamento. Entre em contato e entenda como podemos entregar mais valor à sua operação com o controle em tempo real de seus ativos.