Inúmeras são as causas de interrupção de energia e as pipas enroscadas são uma das principais. Mesmo em época de isolamento social a brincadeira ainda vem prejudicando e deixando muitas pessoas sem energia. A região de Guarulhos é um exemplo, a distribuidora de energia responsável identifica um aumento expressivo de ocorrências relacionadas a pipas na rede elétrica, nos meses de abril e maio, os números podem chegar a 252% a mais de casos, impactando 55.333 clientes com falta de energia.

Com as pessoas em isolamento, a energia elétrica se tornou essencial, principalmente por causa das unidades de saúde e outros serviços essenciais que não podem sofrer com uma interrupção de energia. A brincadeira pode trazer prejuízos financeiros e a preocupação com graves acidentes.

Alguns cuidados devem ser tomados, em tempos de isolamento social as brincadeiras fora de casa devem ser evitadas. Caso decida empinar pipas o ideal é que evite locais próximos a fios de alta tensão. Outro grande problema que aumenta o risco de acidentes e queda de energia é o uso de linhas proibidas como o cerol e a “linha chilena”, esses artifícios trazem risco para pedestres, motociclistas, para quem está empinando pipa e também para a fiação, pois corta a camada protetora e pode ocasionar um curto-circuito.

Tecnologia GIS

Nesta época de pandemia, principalmente, é muito importante agilidade na identificação e solução das possíveis panes na rede elétrica e uma grande aliada é a tecnologia GIS, um Sistema de Informação Geográfica (SIG ou Geographic Information System – GIS) e tem como função capturar, armazenar, verificar, manipular, integrar e apresentar todos os tipos de dados geográficos. Esta ferramenta unida a softwares possibilita a coleta, análise e gerenciamento mais detalhados. No setor elétrico o GIS consegue mapear toda a rede elétrica e dividir em pequenas regiões, facilitando o planejamento e logística para identificar o local da falha elétrica e solucionar o problema de forma ágil.

Agiltec e GIS

O Agil-S é o sistema da Agiltec que usa a tecnologia GIS para otimizar a gestão de ativos de rede de forma integral e oferece soluções que possibilitam o acesso a informações mais precisas e diagnósticos mais eficazes.

O acompanhamento é feito por módulos e aplicativos que operacionaliza a gestão desde o projeto de engenharia, expansão e melhoramento, passando pelo cadastro e banco de dados, pela operação em si até chegar na manutenção.

A solução Agil-S possui alto grau de segurança digital e de banco de dados, com a adequada utilização de soluções de hardware e software. O sistema da Agiltec está disponível em tablet e smartphone, o que torna o acesso fácil e permite o registro fotográfico do local.

Entre os resultados estão: diminuição do tempo do processo todo, controle maior das ações, facilidade de acesso, precisão das informações, atendimento personalizado. Saiba mais sobre essa tecnologia e como implantar no seu negócio. Fale com um dos nossos especialistas