O ditado “uma imagem vale mais do que mil palavras”, atribuído ao pensador e filósofo chinês Confúcio, apesar de ter mais de 2.500 anos, parece se encaixar perfeitamente ao momento atual. Estamos vivendo uma fase em que as imagens estão cada vez mais em alta e, partindo deste princípio, o que dizer então dos dados geográficos, que mais do que imagens, são capazes de trazer informações relacionadas às posições na superfície terrestre?

O sistema de informação geográfica (SIG ou, em inglês, GIS – Geographic Information System) permite capturar, armazenar, interpretar, manipular e compreender dados geográficos para revelar relacionamentos, padrões e tendências. Mais do que um mapa, o GIS pode nos mostrar exatamente o que queremos ver. Combinado com softwares, ferramentas geoespaciais e métodos de coleta de dados, possibilita realizar análises espaciais, gerenciar grandes bases de dados e exibir inúmeras informações em mapas e dashboards. 

Dia a dia

O conceito pode parecer complexo, mas a aplicação do GIS é mais comum e integrada às nossas rotinas do que podemos imaginar. Confira alguns exemplos:

  • Ao buscar por um endereço em seu smartphone e selecionar a opção de rotas a partir de sua localização atual, está utilizando o GIS por meio da interpretação visual de dados com fins de navegação;
  • A partir de informações coletadas por meio do GIS, órgãos públicos analisam o melhor direcionamento para a expansão urbana ou para o planejamento de rotas de transporte;
  • Riscos são mapeados e desastres podem ser mitigados por meio de sistemas preventivos baseados em GIS;
  • Agricultores podem se valer de aplicações GIS para criar técnicas mais eficientes de cultivo e irrigação, aumentando a produção de alimentos;
  • Empresas estão utilizando dados do GIS para entender perfis de clientes e ofertar soluções cada vez mais aderentes às necessidades de cada um;
  • Ao postar uma foto na mídia social e adicionar sua localização em tempo real, você também conta com o auxílio da tecnologia.

Setores para o GIS

Os mais diversos setores podem se beneficiar de soluções GIS em seus negócios, uma vez que qualquer tipo de dado pode ser aproveitado, analisado e processado por meio da tecnologia. Constituem uma poderosa ferramenta de tomada de decisão para diferentes negócios e indústrias. Entre eles, o gerenciamento de recursos de engenharia civil, como pontes, estradas e edifícios; de serviços, como energia elétrica, água, telefonia ou gás; ou de análises, como recintos eleitorais e zoneamento das cidades.

GIS e Energia Elétrica

Ao facilitar uma visão detalhada dos ativos elétricos em campo, por meio de diferentes informações de georreferenciamento, tabulares e de imagem, o Agil-S é um sistema proprietário da Agiltec, desenvolvido sobre a plataforma GIS para otimizar a gestão de ativos. Por meio de módulos e aplicativos, operacionaliza a gestão de todas as etapas da distribuição: desde o projeto de engenharia, expansão e melhoramento, passando pelo cadastro e banco de dados, pela operação em si e, finalmente, pela manutenção de redes de Distribuição, das Subestações até as Linhas de Transmissão.

O GIS é uma maneira eficiente de analisar dados, possibilitando uma alteração rápida de variáveis para obtenção de diferentes cenários em busca de uma tomada de decisões cada vez mais estratégica. Ao fornecer tendências, dados de comportamento, padrões, hábitos de consumo e indicadores, tem o potencial de entregar mais conhecimento e inteligência competitiva, constituindo um mercado com grande potencial, que deve dobrar nos próximos 5 anos. Quer saber como sua distribuidora de energia também pode se tirar proveito de todos esses benefícios e se antecipar aos desafios que estão pela frente? Entre em contato com nossos especialistas.